quinta-feira, 11 de julho de 2013

15 óbitos por meningite meningocócica em 2013

15 óbitos por meningite meningocócica em 2013No primeiro semestre deste ano, a Bahia registrou 48 casos de meningite meningocócica. Desse total, 15 pessoas morreram por causa da doença, o que representa cerca de 30%. A procura por atendimento adequado o mais breve possível é essencial para reduzir o avanço e transmissão das meningites.
A deputada estadual Graça Pimenta (PR), vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), pontua alguns sintomas da doença. “A meningite gera sintomas característicos, como vômitos em jato e rigidez na nuca, além de febre alta e dor de cabeça contínua. A transmissão de pessoa para pessoa ocorre através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Para isso, é necessário haver um contato direto com as secreções do infectado ou permanecer no mínimo quatro horas com ele em ambiente fechado”, declara.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite é a inflamação das meninges (membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal) e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos. As bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido a sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. A doença é considerada endêmica, podendo ocorrer ao longo de todo o ano, com surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário